Carregando...
Selecione a confederação abaixo Fechar

Perguntas Frequentes

É um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora
O termo ginástica originou-se do grego gymnádzein, que tem por tradução aproximada "treinar" e, em sentido literal, significa "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios. Seu sentido advém da ideia primeira, que é a prática milenar de exercícios físicos metódicos, ao contrário da ginástica surgida como modalidade desportiva. A denominação ginástica, foi ainda inicialmente utilizada como referência aos variados tipos de atividade física sistematizados, cujos fins variavam de atividades para a sobrevivência, como na pré-história, aos jogos, ou à preparação militar, para o atletismo e as lutas.
Ginástica Artística Masculina, Ginástica Artística Feminina, Ginástica Rítmica, Ginástica Trampolim, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos
A Ginástica Artística (Olímpica) é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade. A Ginástica Artística é subdividida em Masculina e Feminina. Ginástica Artística Masculina ou GAM - Aparelhos: Cavalo com alças, Argolas, Barras Paralelas, Barra Fixa, Salto e Solo (sem a execução de música); Ginástica Artística Feminina ou GAF - Aparelhos: Barras Assimétricas, Trave de Equilíbrio, Salto e Solo (com execução de música).
A ginástica rítmica é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade. Tem como aparelhos a corda, o arco, a bola, as maças e a fita sendo praticada apenas por mulheres em nível de competição, conforme estatuído pela FIG.
A ginástica de trampolim mescla esporte com acrobacias e espetáculo. Neste esporte o ginasta deve fazer saltos e acrobacias no ar, pulando em uma cama elástica (trampolim).
É uma modalidade onde se executam padrões de movimentos aeróbicos complexos, de forma continuada e com alta intensidade, originários da dança aeróbica tradicional, utilizando a estrutura e o estilo da música, e interpretando-a. Padrões de Movimentos Aeróbicos são a combinação simultânea de passos básicos e movimentos de braços executados de forma consecutiva, respeitando a característica da música para assim criar sequências dinâmicas, rítmicas e contínuas, de movimentos de alto e baixo impacto.
É uma modalidade de grande exigência física e técnica, com a particularidade de exigir também aos seus praticantes uma boa expressão artística e ritmo musical. A sua origem remota das artes circenses e popular e é praticada ao som de música, em pares (femininos, masculinos ou mistos) e grupos de ginastas (trios femininos e quadras masculinas).
É uma modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas, como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim, e valendo-se também de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, expressos através de atividades livres e criativas, objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes,
É uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim) e também as não competitivas (Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos), como as praticadas em academias, grupos, clubes, escolas e etc. A ginástica muitas vezes é procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os músculos e também melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a mente.
Ser uma atleta que compõe uma equipe ou clube filiado ou vinculado a uma Federação filiada a CBG, onde atendendo aos prazos e pré requisitos estabelecidos no estatuto, regulamentos, calendários anual e formulário de eventos da entidade, efetuarem a sua inscrição para a referida competição.
Não, na legislação esportiva nacional e no Estatuto da CBG, somente uma única federação pode representar o seu respectivo Estado como entidade de administração do esporte (ginástica) a nível estadual.
Acessando o site da Confederação Brasileira de Ginástica (www.cbginastica.com.br) e/ou acessar diretamente o link (http://www.cbginastica.com.br/calendarios) ou ainda buscando informações junto as federações estaduais.
A sede da Confederação Brasileira de Ginástica é em Aracaju/SE, e está localizada na Av. Dr. Edézio Vieira de Melo, nº 419, Bairro Suíssa.