Carregando...
Selecione a confederação abaixo Fechar

Perguntas Frequentes

O hóquei sobre a grama, ou simplesmente hóquei, é um esporte coletivo de taco e bola, praticado em mais de 125 países. É o terceiro esporte mais popular no mundo e faz parte do programa olímpico desde os jogos de 1928 em Amsterdã, tendo participado também nas edições de 1908 e 1920. A disputa feminina esteve presente pela primeira vez em Moscou 1980 e nunca mais saiu. São 11 jogadores de cada lado e vence o time que marcar mais gols. A disputa acontece em um gramado sintético, geralmente a base de água ou areia, e os gols só podem ser feitos de dentro da área.
O hóquei é um esporte coletivo muito dinâmico com alta intensidade, muita habilidade individual e passes rápidos. Tradicionalmente o hóquei um esporte familiar, sendo praticado nos clubes locais, em escolas e universidades do mundo inteiro. Se destaca também pela integração entre atividades esportivas e sociais que são realizadas pelos seus praticantes.
O Hóquei Indoor é uma modalidade do hóquei praticada em quadras. Surgiu na Europa motivada pelos praticantes do Hóquei sobre a Grama que queriam seguir jogando durante o inverno, quando os campos estavam congelados. São 5 jogadores na linha e 1 goleiro, tendo muitas das regras parecidas com o hóquei sobre a grama. É uma excelente opção de desenvolvimento da modalidade devido à disponibilidade de quadras poliesportivas espalhadas pelo país. A principal competição do Hóquei Indoor é a Copa do Mundo de Hóquei Indoor que acontece de 4 em 4 anos. A última edição foi realizada em Berlim em 2018.
O Hockey5s ou Hóquei 5 é uma variante do Hóquei sobre a Grama que conta com 4 atletas na linha e 1 no gol em um campo de grama sintética reduzido. Além disto, o gol pode ser feito de qualquer lugar do campo, o que cria um espetáculo muito dinâmico e bonito de se assistir. É a principal modalidade disputa entre as categorias de base (até 18 anos), fazendo parte do programa dos Jogos Olímpicos da Juventude.
O Beach Hockey ou Hóquei de Praia é uma modalidade de Hóquei surgida na Holanda durante os anos 2000. Assim como no Hóquei 5, o gol pode ser feito de qualquer lugar do campo e as partidas são curtas e intensas. A última competição internacional oficial de Beach Hockey ocorreu em 2014 em conjunto com a Copa do Mundo de Hóquei sobre a Grama na Holanda. Atualmente, a modalidade é praticada em diversos países e cogita-se a inclusão em jogos continentais e mundiais de praia.
O Para Hóquei ou Para-ID Hockey é a modalidade de hóquei para jogadores portadores de deficiência mental. São sete jogadores de cada lado e ganha a equipe que fizer mais gols. Assim como no hóquei sobre a grama, o gol só vale se for marcado de dentro da área. A modalidade ainda não entrou para no programa dos jogos paralímpicos, mas existe um grande esforço da Federação Internacional de Hóquei em promover a modalidade. Infelizmente no Brasil, ainda não possuímos clubes ou competições que incluam o Para Hóquei como modalidade.
A Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor é uma organização não governamental criada com o objetivo de desenvolver a prática do hóquei em todo o território nacional, alcançando o sucesso com as seleções nacionais, e dirigindo as diferentes modalidades do hóquei no Brasil (Hóquei sobre a Grama, Hóquei Indoor, Beach Hockey e Para Hóquei).
A principal fonte de recursos da Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor provém da Lei Agnelo/Piva, que alterou a Lei Pelé e destina parte da arrecadação bruta das loterias federais ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Cabe ao COB redistribuir esta verba ou executar diretamente estes recursos. Também são fontes de recursos verbas oriundas de patrocínios e outras parcerias, assim como de taxas cobradas pela entidade. Todos os recursos recebidos por força de lei passam por etapas e processos que envolvem transparência e disponibilização de informações para o Tribunal de Contas da União (TCU) e para a Controladoria Geral da União (CGU). As verbas públicas recebidas pelo CBHG estão sujeitas a auditoria da CGU, que após as devidas análises elabora relatório conclusivo e o encaminha ao TCU para aprovação. Tal auditoria é efetuada permanentemente através da disponibilização de informações em plataforma extranet (Extranet-TCU) criada especificamente para esta finalidade. Anualmente, é feito ainda um relatório de auditoria externa e a prestação de contas do exercício anterior é aprovada em Assembleia Geral. Além disso, todos os anos a CBHG publica o Balanço Patrimonial, o Relatório de Auditoria Externa e o parecer do Conselho FIscal, disponíveis para download no site oficial da CBHG.
A Assembleia Geral é composta pelos Presidentes Efetivos e em pleno exercício das Federações filiadas, e quando reunida com finalidade eleitoral, também pelos representantes dos Atletas membros da Comissão de Atletas do Hóquei, que serão escolhidos pelo voto direto dos seus pares, e pelos Presidentes dos clubes que tenham participado do campeonato adulto, masculino ou feminino, do ano anterior.
Os mandatos duram quatro anos, com direito a apenas uma recondução, sendo a eleição realizada no primeiro trimestre do ano seguinte à celebração dos Jogos Olímpicos de Verão.
Não existem critérios específicos para ocupar a presidência da Entidade. Porém, segundo o Estatuto, são impedidos para o desempenho de quaisquer funções ou cargos na CBHG aqueles que forem: I - condenados por crime doloso em sentença definitiva; II - inadimplentes na prestação de contas de recursos públicos em decisão administrativa definitiva; III - inadimplentes na prestação de contas da própria entidade; IV - inadimplentes das contribuições previdenciárias e trabalhistas; VI - falidos; VII - que estiverem respondendo penas aplicadas pelos Poderes da CBHG; os menores de 18 (dezoito) anos; IX - o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins até o 2º (segundo) grau ou por adoção dos membros dos Poderes da CBHG.
O Conselho de Administração é o órgão de administração da CBHG, competindo-lhe viabilizar os mecanismos para colocar em prática os preceitos estatutários visando ao cumprimento da finalidade institucional da CBHG.
Para o Conselho de Administração são eleitos 3 (três) membros independentes e 2 (dois) presidentes de Federação para um mandato de 4 (quatro) anos, além destes, integram o Conselho o Presidente da CBHG e o presidente da Comissão de Atletas. Já para o Conselho de Ética são eleitos 5 (cinco) membros também por um período de 4 (quatro) anos. A eleição ocorre em Assembleia Geral Ordinária da CBHG, conforme previsto no Estatuto.
O Conselho Fiscal é formado através de eleição feita em Assembleia Geral Ordinária, sendo eleitos os 3 (três) candidatos mais votados. O quarto candidato mais votado é considerado o suplente do Conselho Fiscal.
A Comissão de Atletas é eleita no ano subsequente ao da realização dos Jogos Olímpicos de Verão, em até dois meses após a posse da diretoria eleita naquele ano. Ela deve ser composta por um atleta de cada Federação Filiada eleitos por seus pares de suas respectivas federações.
No Brasil, o Campeonato Brasileiro de Hóquei sobre a Grama acontece anualmente, tanto no feminino como no masculino, e conta com clubes de Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Existem ainda as competições de Hóquei Indoor (adulto e de base) e o Campeonato Brasileiro de Hóquei 5, principal competição para os atletas de até 18 anos de idade.
Existem diversos clubes e colégios espalhados pelas regiões Sul e Sudeste do país além de iniciativa na Bahia e no Amapá. Para saber mais sobre onde praticar o hóquei acesse http://hoqueisobregrama.com.br/desenvolvimento/
É preciso ser formado em Educação Física e ter um registro no CREF ativo conforme a legislação nacional vigente. Além disto, oferecemos cursos e workshops periodicamente para a capacitação de novos treinadores, fique atento nas notícias de nosso site para saber as próximas edições.
A CBHG está em processo de licenciamento dos novos uniformes da seleção. Fique atento no nosso site para acompanhar as novidades deste processo.
Entre em contato diretamente com a assessoria ou a página do atleta ou conosco através do email comunicacao@hoquei.com.br.
Claro! Primeiramente é necessário fazer um cadastro de Autônomos. Os voluntários precisam ser maiores de 18 anos e ter conta corrente ou poupança no próprio nome e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Entre em contato conosco através do email eventos@hoquei.com.br indicando que deseja se tornar um voluntário.
Entre em contato conosco através do email comunicacao@hoquei.com.br.