Para fundar uma associação é necessário contar com 20 pessoas maiores de 21 anos para assinar a ata de fundação.
Pela atual legislação em vigor, é necessário contar pelo menos com presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro, sendo os demais cargos são facultativos.
Os passos para fundar uma associação são:
1) contatar pelo menos 20 pessoas para assinar a ata de fundação;
2) comprar um livro ata em uma papelaria contábil;
3) elaborar um estatuto de acordo com o código civil brasileiro;
4) convocar uma assembleia de fundação por meio de um veículo de comunicação como site, blog, jornal ou mesmo pelas redes sociais;
5) imprimir três (3) vias desta convocação;
5) convidar um advogado para estar presente nesta assembleia para orientações;
6) realizar a assembleia com presença das 20 pessoas; registrar os temas abordados e as decisões tomadas no livro ata; fazer todos os presentes maiores de 21 anos assinarem, constando CPF e RG de cada um, inclusive do advogado;
7) fotocopiar duas (2) vias da ata de fundação;
8) registrar o livro ata e o estatuto em um cartório de títulos e documentos;
9) publicar a ata de fundação e o artigo do estatuto que descreve a missão e o nome da entidade no Diário Oficial do Estado.
Seguindo estes passos, sua associação estará legalizada e apta a receber os benefícios municipais e estaduais que a legislação permite (bolsas-atleta, leis de incentivo ao esporte, estabelecimento de convênio, etc.).
Mas não esqueça que o mais importante é ter pessoas dispostas a trabalhar pela associação.